terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Trigun (トライガン toraigan) de Satoshi Nishimura - Madhouse Studios



Edson Bueno de Camargo

Acabei de assistir o desenho animado Trigun (トライガン toraigan) anime de 1998 do diretor Satoshi Nishimura e realizado pelo estúdio Madhouse Studios , série adaptada a partir do mangá de Yasuhiro Nightow, lançada em 1995. Devo confessar que assisti a série inteira de uma vez a parti r de uma cópia não muito convencional. (Aviso: Não comprei, nem aluguei, tomei emprestado de um amigo).

Já havia assistido alguns episódios na TV Animax, mas consegui seguir, ficando muito confuso e com vontade de entender. A narrativa nem sempre é linear, com muitos flash backs o tempo todo. Não posso dar muitos detalhes da história sem correr o risco de estragar as muitas surpresas espalhadas pela série. Posso dizer que descreve trajetória do pistoleiro Vash the Stamped (バシュ ザ スタンピド bashu za sutanpido), ou Estouro da Boiada na versão brasileira. Um verdadeiro ímã de encrenca, mas que no entanto não acredita em tirar vidas, gerando situações inusitadas e muito cômicas. Duas mocinhas muito divertidas (corretoras de seguro??) e um padre nada convencional, são personagens também presentes de boa parte da trama.

Afora o pano de fundo de ficção científica, naves espaciais e tudo mais, o anime é um bom velho oeste, ao estilo italiano, fico imaginando um live action, com Franco Nero no papel de Vash. E como todo bom spaghetti western tem um final apoteótico que dura um capítulo inteiro.

Não chega a ser um spoiler, pois lá pelo meio da série isto é revelado, tanto Vash como Knives seu irmão (a é, ele tem um irmão, mais spaghetti western) tem uma vida muito longa, mas no entanto o personagem é quase pueril, o que para mim é impossível, não acredito que uma pessoa possa se manter infantil tanto tempo.Outro fator engraçado é que o desenho do personagem vai mudando ao longo da série, ficando mais humano e menos cômico à medida que se aproxima do final.

No mais, convido-os a assistirem o seriado, e tirarem as próprias conclusões, há momentos um pouco confusos, algumas falhas de argumentos aceitáveis, dentro do normal, como um todo é muito bom e divertido.



Trigun - anime - 1998 - Satoshi Nishimura- Madhouse Studios

anime – desenho animado seriado japonês
flash backs – recortes do passado em meio a trama
live action – filme por personagens reais
mangá – história em quadrinhos japonesa
spaghetti western – filme de velho oeste produzido na Itália
spoiler – informação a respeito do filme ou série que não é de domínio do público


Exercício de criação 11 

Um comentário:

Não leve os posts deste blog muito a sério. São questões muito pessoais. Primo pela urbanidade e cordialidade, os que virem com educação sejam bem vindos.