quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Bhaskara

Existem coisas que não entram em minha compreensão, sei lá, como se meu cérebro não fosse formatado para tanto.







Certa vez em uma gostosa conversa sobre filosofia na Casa da Palavra a filósofa Olgária Matos, falou uma coisa que mudou minha maneira de ver a educação, falando justamente disto, de coisas que entendemos facilmente e outras que temos mais dificuldades, quando ela falou da utilidade de se aprender a equação do segundo grau e a aplicação da fórmula de Bhaskara. Pois bem, segundo a explicação de Olgária Matos, ao aprender a solução destas equações, o cérebro cria sinapses que ficarão para sempre, e utilizamos estes caminhos já traçados para a solução de problemas intelectuais mias difíceis que se colocarão mais adiante. 

Tinha prometido a mim mesmo que não me colocaria sobre este assunto, mas vendo a grita popular contra o José Genoíno, além da profunda tristeza da maneira indigna que se fala contra uma pessoa que para mim não merece o que está passando, também me vem esta sensação de incompreensão dos fatos, só queria entender porque um cara como o Ronaldo Caiado, que defende a mortandade de nossos índios e o roubo de suas terras históricas, ou um inFeliciano vomitando barbaridades contra o estado laico e um bancada evangélica vociferando um estado fascista, não causa nenhuma comoção popular ou alarido, e o contra do Zé, que fez uma operação financeira perfeitamente legal, e com acusações que não tem nenhuma base em provas de fato, consegue angariar tanto ódio popular. Que fossem verdade as acusações, o que eu não acredito, mesmo assim, a comoção popular é desproporcional,   se comparamos a estes monstros que citei, e eles são só a ponta o iceberg.

Eu adorava matemática no fundamental e médio, quando mais difícil os problemas, mais o desafio me fazia querer resolvê-los, talvez no fundo tudo isso seja uma questão de analfabetismo funcional, que tem raízes mas profundos que podemos compreende-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não leve os posts deste blog muito a sério. São questões muito pessoais. Primo pela urbanidade e cordialidade, os que virem com educação sejam bem vindos.