domingo, 7 de julho de 2013

A grande balela

 
 
"A grande balela vendida pelos conservadores é a ideia de que se deve retornar a um momento em que "as coisas eram mais simples". ora, "as coisas eram mais simples" quando a gente era criança. mas não porque "as coisas eram mais simples", mas porque a gente não tinha a devida compreensão da complexidade das coisas. 
 A gente era ignorante da complexidade. o que os conservadores propõem quando falam em retorno a eras mais simples é o retorno à ignorância da complexidade. por isso a grande repulsa aos intelectuais e ao pensamento complexo. por isso a defesa de frases feitas e ideias "mais simples". por isso a defesa dos preconceitos, das piadas fáceis, do cada-coisa-no-seu-devido-lugar. o que o conservadorismo propõe é um emburrecimento voluntário. e não falta quem tenha se cansado de pensar e agora queira repousar os miolos saturados nas ideias fáceis e falhas. são esses os principais clientes do conservadorismo dentro da intelectualidade. os intelectuais falidos que jamais conseguiram entender o mundo adequadamente, então preferem crer que o mundo é simplesmente incompreensível e que quem propõe modelos complexos de entendimento está tentando enganá-lo como um rebuscamento vazio. 
É o pensador xucro, que desistiu de fingir que entende e agora ataca a própria possibilidade de entendimento pra fazer sua burrice parecer genialidade autêntica. no fundo, o conservador é alguém que desistiu de pensar, mas quer fazer parecer que esgotou as possibilidades do pensamento. é alguém que deu algumas voltas pelas cercanias e voltou dizendo ter conhecido o mundo inteiro. aí quando chega alguém que esteve em lugares onde ele não esteve e viu coisas que ele não viu, tudo que ele pode fazer é ridicularizá-lo, atacá-lo, ofendê-lo. o conservador é alguém que propositadamente ignora, mas defende até a morte que sabe o que é preciso saber e que quem parece saber mais na verdade só inventa. é alguém preso na mente de uma criança. mas não de uma criança inventiva. presa na mente de uma criança burra, mas que não consegue formular uma única ideia própria e repete as palavras dos pais como se fossem gravadas nas pedras. a birra de fedelho mimado é a mesma. 
O duro é quando lhe dão armas. aí são crianças cruéis, queimando formigas com lupas, quebrando os ossos dos cães e furando os olhos dos gatos. no fundo todo conservador é uma criança idiota."
 
Texto de  Diego Calazans

Um comentário:

  1. Não quero retornar à infância do pensamento, concordo com o Diego Calazans, a única forma de voltar ao "mais simples", é retornarmos à nossa condição animal, e ai levou a breca, pois animais não tem convenções sociais nem parâmetros acadêmicos:

    ResponderExcluir

Não leve os posts deste blog muito a sério. São questões muito pessoais. Primo pela urbanidade e cordialidade, os que virem com educação sejam bem vindos.